top of page

MAGIA DA COR
GALERIA DE ARTE

Eu sou a Érica Alves, uma artista plástica na qual a Arte está interiorizada no Ser. A arte me encanta e fascina todos os dias. É um desafio empolgante pensar num desenho, praticar uma pintura e ensinar. Eu faço o que amo!

O meu olhar é para a Arte. Quando uma imagem me chama a atenção, logo penso: “como pintaria isso?”, “que cor usaria?”. Sempre observo a luz, a forma e a cor. A natureza é para mim a mãe da Arte. Em todas as suas variantes da fauna e flora, ela nos dá um espetáculo de cores e formas.

A luz se torna cada vez mais meu ponto de estudo. A partir da luz temos a imagem, sem luz nada veríamos e pela sua incidência no objeto, ou na paisagem, observamos as formas, cores e as sombras. Esse jogo me fascina e é isso que busco representar na minha arte. Também sou apaixonada por fotografia e essa é minha base para capturar a luz, já que sua manifestação na natureza pode ser algo de segundos. Então, para não perder o efeito da luz, preciso fotografar -  por mais que eu saiba que meus olhos absorvem melhor aquilo que observo.

Partindo da fotografia estudo a composição, tiro o desenho e a pintura é feita. Das técnicas da pintura gosto da flexibilidade que a tinta a óleo me propicia, dando tempo de trabalhar a forma, pois sua secagem é lenta.

A pintura em acrílico seca mais rápido e atende bem minha ansiedade; e seu efeito brilhante é lindo, deixando a pintura sempre com cores vivas e fortes. Já na aquarela, descobri o fascínio das camadas. Há um truque nisso, mas se não aprender muita coisa é deixada de fazer.

E por vezes junto as técnicas, pois misturá-las é possível. Estou sempre desenvolvendo o meu desenho porque acredito que quanto melhor desenharmos, melhor pintaremos. Desenhar desenvolve o meu olhar.

Não há um tema que eu goste mais, mas em outros aspectos da minha vida tenho preferências. Gosto de trabalhar no período da manhã por causa da luz...porém sou bem noturna. Durmo tarde e passo horas em silêncio contemplando o céu estrelado, buscando, talvez, uma visão desse mistério que é para mim o Universo.

É saudável para mim estar sempre contemplando a natureza. Me faz bem, preenche meu ser de boas sensações. Me traz silêncio interior! É um ponto de conexão com Arte porque sua prática também me traz silêncio. E o silêncio me ensina cada vez mais a identificar meu verdadeiro Ser. Aquele que não é a mente tagarela, confusa, cheia de opiniões. Mas isso é papo para uma tarde com café e bolo.

Assim, me apresento para você, que me deu o prazer da sua visita no meu site. Falei um pouco de mim, mas você encontra mais informações observando meus trabalhos. Quero através deles transmitir meu olhar sobre o mundo, onde construo minha história. Registro, através da Arte, tudo aquilo me encanta. E desejo que meus trabalhos possam trazer encantamento para o seu Ser!

bottom of page